R. Itararé, 26 - Pátria Nova
Novo Hamburgo - RS

Telefones:
(51) 3582-4958
(51) 8421-4958

QUIROPRAXIA

A Quiropraxia é uma profissão originada nos Estados Unidos da América há mais de 120 anos. O início da profissão é atribuído ao canadense Daniel David Palmer que criou o termo Quiropraxia, que significa “prática com as mãos”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se ocupa do tratamento e prevenção de condições neuromusculoesqueléticas, em especial algias vertebrais e sintomas associados. O tratamento consiste em procedimentos não invasivos , principalmente o ajustamento articular. Dessa forma, o quiropraxista não prescreve medicamentos ou realiza cirurgias.

A formação de quiropraxistas, através de cursos superiores com cinco anos de duração, é bastante uniformizada entre as 43 universidades distribuídas nos cinco continentes.

Evidências clínicas consistentes indicam que a quiropraxia é eficaz para o tratamento de algias vertebrais e cefaléias, e que apresenta uma relação de custo-benefício favorável, bem como boa aceitação por parte dos pacientes.

No Brasil, a quiropraxia é uma profissão relativamente nova, mas já solidamente instalada, com dois cursos de graduação oferecidos em instituições universitários, e mais de 800 profissionais qualificados atuando em território nacional com o mesmo padrão de qualidade observado internacionalmente. A Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) é o órgão que representa a Quiropraxia brasileira internacionalmente, sendo reconhecida pela Federação Mundial de Quiropraxia.

A frequência do tratamento varia de paciente para paciente e de caso para caso. Geralmente as consultas são ministradas uma vez por semana. De acordo com a evolução do caso, as consultas são espaçadas para quinze dias e mensais, ate que o paciente entre em manutenção de tratamento e saúde.

O Quiropraxista esta habilitado e treinado a tratar e analisar cada caso, podendo avaliar se o procedimento pode ocorrer melhora ou deve ser encaminhado para outra área da saúde, devido ao estudo em universidade sendo, mínima de quatro a cinco anos de formação.

*** a Quiropraxia é uma profissão primaria, portanto o paciente pode consultar diretamente com um Quiropraxista sem ter que ser encaminhado por outro profissional da área da saúde.

"Segundo a definição proposta pela Federação Mundial de Quiropraxia: é o profíssional na área da saúde que dedica-se ao diagnóstico, tratamento e prevenções de alterações biomecânicas do sistema neuromuscoloesquelético e os efeitos destas alterações sobre a saúde em geral. Há uma ênfase em terapias manuais ou ajustamentos articulares."