R. Itararé, 26 - Pátria Nova
Novo Hamburgo - RS

Telefones:
(51) 3582-4958
(51) 8421-4958

DÚVIDAS FREQUENTES

O QUE É QUIROPRAXIA?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se ocupa do tratamento e prevenção de condições neuromusculoesqueléticas, em especial algias vertebrais e sintomas associados. O tratamento consiste em procedimentos não invasivos , principalmente o ajustamento articular. Dessa forma, o quiropraxista não prescreve medicamentos ou realiza cirurgias.

QUAL A FORMAÇÃO DE UM QUIROPRAXISTA?

Para garantir a segurança dos pacientes, a Organização Mundial de Saúde estabeleceu um documento com diretrizes para a educação em Quiropraxia e os padrões de segurança para a prática da profissão. Assim, a formação em Quiropraxia deve consistir de um curso de nível universitário com pelo menos 4.200 horas. Em 2000, duas universidades brasileiras iniciaram concomitantemente cursos de Bacharelado em Quiropraxia, em parceria com instituições norte-americanas.
- São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi: www.anhembi.br
- Rio Grande do Sul, Centro Universitário Feevale: www.feevale.br

PRECISO SER ENCAMINHADO PELO MÉDICO PARA INICIAR UM TRATAMENTO COM QUIROPRAXIA?

O paciente pode consultar-se diretamente com o quiropraxista, sem a necessidade de ser encaminhado por outro profissional, pois a Quiropraxia é uma profissão primária.

QUAL A IDADE IDEAL PARA INICIAR O TRATAMENTO?

Não existe idade mínima nem máxima para o tratamento. Bebês, crianças, adultos e idosos podem usufruir do tratamento, assim como gestantes e atletas. O que poderá diferenciar o atendimento, será o procedimento utilizado pelo quiropraxista.

QUAL A FREQUÊNCIA DO TRATAMENTO?

A frequência do tratamento varia de paciente para paciente e de caso para caso. Geralmente as consultas são realizadas uma vez por semana. De acordo com a evolução do caso, os atendimentos são espaçados para quinze dias e mensais, até que o paciente entre em manutenção do tratamento e saúde.

O QUE É COMPLEXO DE SUBLUXAÇÃO VERTEBRAL?

O quiropraxista por meio de palpação específica localiza as alterações de posicionamento e mobilidade articular, denominado complexo de subluxação vertebral (CSV). O Complexo de Subluxação Vertebral (CID M99.1) é um conjunto de alterações fisiológicas causadoras de um desalinhamento vertebral. O termo “subluxação” está associado a uma alteração milimétrica no posicionamento da vértebra. Este desalinhamento diminui a região do forame intervertebral (local onde o nervo atravessa) e comprime a inervação, o que deixa os nervos irritados e doloridos. A reprodução de dor durante a palpação de uma estrutura específica é também um sintoma importante para o diagnóstico dessas subluxações.

COMO É REALIZADO O TRATAMENTO?

No tratamento são utilizados procedimentos minimamente invasivos para tratar as desordens das articulações e problemas envolvidos para devolver este funcionamento articular normal. O ajuste específico do segmento articular é um dos procedimentos mais utilizados pelos quiropraxistas, o qual na maioria das vezes ocasiona um estalido indolor da região.

PRECISO LEVAR MEUS EXAMES DE IMAGEM?

Exames complementares como Radiografia (Raio-X), Tomografia Computadorizada e Ressonância Nuclear Magnética (RNM) são utilizados pelo quiropraxista na maioria das consultas. Se você já possui um desses exames, traga na primeira consulta. Caso haja necessidade, o quiropraxista solicitará um novo pedido.

QUAIS OS PRINCIPAIS PROBLEMAS TRATADOS PELA QUIROPRAXIA?

Não é necessário ter dor para iniciar o tratamento com Quiropraxia. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde. Porém, os principais motivos pelos quais as pessoas procuram um quiropraxista são por causa de dores musculoesqueléticas como lombalgias ou cervicalgias. Alguns exemplos:
- Dores em toda a coluna: lombalgias, cervicalgias e dorsalgias;
- Ciatalgias e hérnias de disco;
- Dores de cabeça e enxaquecas;
- Torcicolos e tensões musculares;
- Artrites e artroses;
- Fibromialgia;
- Síndrome do túnel do carpo;
- Problemas na ATM (Articulação Temporo Mandibular);
- Cólicas menstruais e infantis;
- Lombalgias na gravidez;
- Lesões decorrentes de práticas esportivas;
- Bursites e tendinites das principais articulações: ombros, joelhos e quadris;
- Estresse.

QUAL ÓRGÃO QUE REGULAMENTA A QUIROPRAXIA NO BRASIL?

No Brasil, a Quiropraxia é uma profissão relativamente nova, mas já solidamente instalada, com dois cursos de graduação oferecidos em instituições universitárias, e mais de 800 profissionais qualificados atuando em território nacional com o mesmo padrão de qualidade observado internacionalmente. A Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) é o órgão que representa a Quiropraxia brasileira internacionalmente, sendo reconhecida pela Federação Mundial de Quiropraxia.
Para a sua segurança, antes de iniciar o tratamento, verifique se o quiropraxista é graduado e se está cadastrado no site da ABQ: www.quiropraxia.org.br

QUAL ÓRGÃO REGULAMENTA A QUIROPRAXIA NO MUNDO?

A WFC – FEDERAÇÃO MUNDIAL DE QUIROPRAXIA é Principal órgão representativo da Quiropraxia Mundialmente. A WFC é oficialmente ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS): www.wfc.org